top of page

O Início

      Na capelina da Porciúncula, no Lar São Francisco, no ano de 1989 a Madre Mary Arquito, Superiora Geral, das Irmãs Franciscanas de Allegany, dá a benção e o envio com a obediència de iniciar a nova forma de vida:

O "Instituto das Irmãs Franciscanas da Divina Misericórdia".

Irmã Elizabeth Ellen Sweeney

Fundadora do Instituto das Irmãs Franciscanas da Divina Misericórdia

     Nasceu em 22 de setembro de 1931, em Binghamton, Nova York, EUA. Ingressou no Convento das Irmãs Franciscanas de Allegany em 1951. No dia 15 de agosto de 1952 iniciou o noviciado em Allegany e nesse mesmo ano se voluntariou para ser missionária no Brasil.

     Desempenhou vários trabalhos junto à Congregação, entre eles, foi administradora do Hospital Santa Elizabeth, em Nova York. Em 1965, foi enviada como missionária ao Brasil e nomeada administradora da Santa Casa de Misericórdia, em Anápolis-GO. Em 1969, foi nomeada Provincial das Irmãs Franciscanas de Allegany no Brasil,  e em 1971, foi eleita a Provincial.

     Em 1972, Irmã Elizabeth deixou o Governo da Congregação e foi morar em um leprosário, Lar São Francisco. Nesse mesmo ano voltou para os Estados Unidos e cursou enfermagem, com especialização em hanseníase. De volta ao Brasil, em 1977, já com novas vestes, foi morar no Lar de São Francisco. Aí trabalhou por 10 anos. Em 1978, formou aí a Fraternidade da Ordem Terceira Secular de São Francisco.

     Em 05 de agosto de 1989 deu-se o inicio do Instituto das Irmãs Franciscanas da Divina Misericórdia, na Fazenda Santa Maria dos Anjos, com o consentimento e benção do bispo, Dom Manoel Pestana. Em 1998, fez o pedido para a ereção da Comunidade como Instituto de Direito Diocesano. Em abril de 2002, recebeu a aprovação, no ano em que a Irmã Elisabeth completava 50 anos de vida religiosa. Em 2008, por ocasião do 1º Capítulo eletivo das Irmãs Franciscanas da Divina Misericórdia, recebeu de D. João Wilk, bispo diocesano de Anápolis- GO, o título de MÃE FUNDADORA E GUARDIÃ DO CARISMA.

     Irmã Elizabeth, viu o Instituto florescer em oito casas de missão. Nos últimos 10 anos, acometida pelo mal de Alzheimer e Parkinson, identificou-se com o Cristo Pobre e Crucificado, imolando-se em tal entrega e oblação de amor. No dia 12 de agosto de 2016, Ano Santo da Misericórdia, retornou à Casa do Pai das Misericórdias

                                                                          

 

 Em louvor de Cristo.

 Amém.

b-v2_edited.png

Franciscanas da Divina Misericórdia

bottom of page